Sexta, 05 Junho 2020 14:04

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ AVANÇA NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o município de São Francisco do Guaporé tem muito que comemorar!!!

Após iniciar o transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos em aterro sanitário licenciado, o próximo passo é a recuperação da área degradada do antigo lixão encerrado.

No dia último dia, 04, a prefeita Gislaine Lebrinha, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcio Santos, presidente da Câmara Geferson dos Santos e a equipe técnica da empresa MFM Soluções Ambientais realizaram o levantamento preliminar para o Plano de Recuperação de Área Degredada (PRAD), documento técnico que prevê ações e medidas para recuperação ambiental da área, melhorando a qualidade do meio ambiente local, e protegendo a saúde pública. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, após o encerramento dos lixões, é necessária a elaboração e implantação do PRAD.

O resíduo depositado direto no solo gera contaminações através do chorume, líquido de coloração escura e forte odor que surge da degradação da matéria orgânica.

Com a elaboração do PRAD, o município de São Francisco do Guaporé desponta no cenário ambiental do Estado de Rondônia e da Região Norte, sendo um dos pioneiros na adoção da medida.