Terça, 25 Março 2014 09:03

O Programa SCFV – Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos é implantado em São Francisco

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé, através de autorização e empenho da Prefeita Municipal Gislaine Clemente (Lebrinha) implanta projetos educativos que desenvolve várias atividades, como: Cozinha de pratos tradicionais, Oficina de objetos de madeira (ex. Porta panelas), Pintura em tecido, costura, e outros.

Esses projetos são resultados da adesão ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),um reordenamento que visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que atualmente são cofinanciados por meio do PROJOVEM Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso. Pois este programa atende toda faixa etária de idade, visando melhorar e fortalecer a relação entre os membros de uma família e entre pessoas de diferentes faixas etárias de uma comunidade.

A organização e a oferta do SCFV, de acordo com as regras pactuadas, trarão ganhos à gestão Municipal, proporcionando maior flexibilidade na execução dos recursos, como também na organização do trabalho e formação dos grupos, identificando dentre os usuários aqueles que se encontram nas situações prioritárias e que devem ser incluídos em sua oferta. Trata-se de uma ação integrada à realidade do território de atuação, considerando as redes socioassistenciais e intersetoriais.

Os cursos são desenvolvidos semanalmente pelos servidores municipais Elizangela dos Santos (Helen) e Olivier de Castro e eventuais contratados, que se deslocam até as comunidades rurais do Município, normalmente nas sedes das associações e igrejas para capacitar os interessados.

Nos últimos dias a equipe do (SCFV) esteve na ASPRUGOI, Associação de Produtores Rurais de Linha dos Goianos e ASPRUVUN, Associação de Produtores Rurais da Br 429 Km 88, onde uma grande quantidade de crianças, jovens e senhoras participaram da atividades de aprendizado da feitura de Tapiocas, pintura em tecido e Confecção de Porta Panelas.

A secretaria disponibilizará um calendário de cursos que abrangerão toda a zona rural do Município, “pedimos que a população rural fique alerta para os dias do projeto em cada comunidade, assim a equipe terá uma boa clientela e bons resultados” ressalta a Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Vera Quadros.