Terça, 05 Maio 2020 08:15

Prefeitura de São Francisco do Guaporé auxilia produtor na plantação e colheita do café

A prefeitura de São Francisco do Guaporé investe no fortalecimento da agricultura familiar em todos os setores da cadeia produtiva, desde a preparação do solo, passando pelo plantio e colheita dos produtos.

O café, por exemplo, uma das culturas predominante no município, é uma das lavouras em que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura tem auxiliado muito o produtor. Desde a preparação do solo, transporte de adubos, calcários e mudas até a colheita e transporte que este ano já começou e cerca de 400 produtores no município estão otimistas com a safra, e esse ano a expectativa é de uma colheita farta, e de um produto de alta qualidade, é o que afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcio dos Santos.

226 mil mudas de café clonal foram doadas através da Seagri e 130 mil adquiridos através de recursos próprios. Totalizando 356 mil mudas de café clonal, e foram distribuídas aos produtores. 300 mil mudas já estão em alta produção. Lembrando que em 2013 o município produzia aproximadamente 800 sacas de café, e desde então a produção tem aumentado, ano passado foi colhido 23 mil sacas, aumentando a produção e este ano a estimativa é de 30 mil sacas do produto serão colhidas.

Em 2014 o produtor pioneiro em São Francisco do Guaporé a plantar e produzir o café, foi o produtor Valdecir Fresleiber “popular Alemão”, que iniciou a plantação e hoje tem secador e máquina de café, beneficiando o próprio café e dos produtores vizinhos.

Sebastião Cordeiro destacou que sua plantação, localizada na linha 95, está gerando bons frutos e disse acreditar no café porque é uma bebida consumida por todo mundo. “Agradeço a prefeitura em nome da prefeita Lebrinha e do secretário Marcio pelo apoio e incentivo aos produtores de café do município, incentivando a permanência do homem no campo”.

Assessoria PMSFG